top of page

Oficinas

No ano de 2018, Convidamos um grupo de alunos da Escola Estadual Dep. Álvaro Gaudêncio de Queiroz, da cidade de Campina Grande - PB, para participar de um conjunto de oficinas a serem realizadas na nossa Unidade Acadêmica.

​

Realizou-se um total de três oficinas, em um sábado no começo de janeiro, atingindo por volta de trinta alunos. Os alunos puderam, previamente, escolherem entre duas destas.

​

​

Oficina 1: Modelos

O objetivo da atividade envolvia discutir o que se entende por modelo e como este é aplicado nas ciências e, consequentemente, no dia a dia. Para isso, levou-se  uma caixinha preta [que simboliza o objeto de estudo] e pediu-se aos que os alunos fizessem algumas considerações sobre ela a fim de discutir o quê permitiria um pedaço de aço que saia da caixa se mover igualmente dos dois lados, a partir de sua manipulação. Esta atividade foi adaptada do material de dualidade do LaPEF.

​

​

Capturar.PNG
6948dedb-d9a8-41b3-afc4-6de3a6d5e0e9.jpg

Caixa preta (LaPEF)

Interação dos alunos com a caixa mediada pelo professor

Oficina 2: Espectroscopia

O objetivo desta era discutir um pouco das propriedades da luz, no caso a difração, discutindo o porquê diferentes lâmpadas, vistas de um mesmo objeto intermediário [espectroscópio] mostravam diferentes imagens. 

2.PNG

Espectroscópio(LaPEF)

8ea62796-aae9-48ca-81df-01af04a3d04c.jpg

Alunos observando o espectro

Oficina 3: Magnetismo

Na oficina, também realizamos uma atividade com imãs, nos quais os alunos experimentaram a influência dos campos magnéticos e o que os causavam, seja o imã, ou um corpo eletricamente carregado por atrito.

f6587245-2f47-457c-8658-4fcee4bfc9e9.jpg

Atuação em sala

No início de 2019, começamos a trabalhar em uma escola de uma comunidade próxima da UFCG, a Escola Estadual Nina Alves de Lima. Essa escola não possuía uma boa infraestrutura e, muitas vezes, perdíamos momentos de aula por não ter merenda no intervalo. Porém, muitos dos alunos foram bem receptivo conosco, o que nos renderam alguns momentos especiais, que iremos reduzir em atividades práticas.

Atividade 1: Eletromagnetismo com o EJA

A atuação foi realizada em turmas de EJA, Ciclo VI que equivale ao terceiro ano do ensino médio. O objetivo principal dessa atividade foi trabalhar os conceitos mais básicos do eletromagnetismo, relacionando a aspectos do dia a dia dos alunos

​

Primeiramente, foi destacada  as propriedades de cada material contido em três esferas. Então, a turma foi dividida em grupos de três alunos e entregue um formulário para cada grupo.

​

6e88aa59-5b74-4129-81ad-0606fa41d736.jpg

Com a utilização de um pêndulo[com as esferas], um canudo carregado e um imã, foi  feito diversas simulações  para trabalhar os conteúdos  da aula. Logo após a simulação, os alunos preencheram o formulário, identificando as relações que experimentalmente perceberam que irá ocorrer entre os objetos.

Atividade 2: Aceleração

Atividade com turmas do regular e EJA, ciclo IV, para demostrar a aceleração de um carrinho, durante a queda de um corpo. A Partir da atividade foi possível abordar o conteúdo, mais facilmente. Semanas depois os alunos ainda lembravam da experiência,  

60b12811-bcbf-4cef-8d46-7a0a1991b562.jpg
c48d7861-dcda-4b7e-aa89-862abcfa7ca3.jpg

Atividade 3: Temperatura e calor

Nesta atividade, pedimos que os alunos pegassem diferentes objetos, de materiais diferentes, e os tocassem, estimando um valor de temperatura. As respostas dos alunos revelaram que eles estavam a diferentes temperaturas (ausência da noção de equilíbrio térmico).  

​

Ao utilizar o termômetro, nós pretendemos criar uma confusão mental no aluno, fazendo-o perceber que a ao tocar o material temos uma sensação que não se refere a temperatura real. Ou seja, a sensação de quente ou frio é dado pela troca de calor entre os corpos.

984b6bf9-cc55-4b3c-a01a-5fafbc6f0d7c.jpg
bottom of page