top of page

Período 2022-2024

    O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) foi beneficiado com o aumento de novas bolsas, o que possibilitou a criação de mais um núcleo do programa. Esse novo núcleo é composto por oito alunos, uma supervisora bolsista chamada Millena e uma supervisora voluntária chamada Heloísa. O núcleo estará em atividade durante o período de 2022 a 2024 e será coordenado pela Professora Mirleide Dantas.
    Com a criação desse segundo núcleo, os alunos terão a oportunidade de atuar em mais duas escolas públicas de Campina Grande: Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena e Escola Estadual de Audiocomunicação Demóstenes Cunha Lima (EDAC).
   Recentemente, houve um aumento de 75% no auxílio para a iniciação à docência pelo PIBID, o que significa que as bolsas passaram de R$ 400,00 para R$ 700,00. Essas bolsas são essenciais para a permanência dos estudantes no programa, além de cobrir os gastos com transporte até as escolas da rede pública de educação básica, onde eles realizam suas atividades.

Intervenção

Amostra Pedagógica 

Entre os dias 27 de março, 3 e 4 de abril, ocorreu uma amostra pedagógica voltada para as escolas participantes do programa PIBID, incluindo a EEEF Senador Humberto Lucena, a Escola Estadual de Audiocomunicação Demóstenes Cunha Lima (EDAC), e a EEEFM Prefeito Williams de Souza Arruda. O evento, estruturado como uma 'feira de ciências', proporcionou uma plataforma para que os pibidianos apresentassem seus projetos e experimentos científicos. Além de explorar uma variedade de temas científicos, o evento permitiu aos estudantes demonstrar suas habilidades em pesquisa e desenvolvimento experimental. Essa abordagem não apenas aprofundou nossa compreensão desses conceitos físicos, mas também engajou os espectadores, proporcionando uma experiência educativa que enfatizava a interação e o aprendizado ativo. Ao final da feira, recebemos feedback positivo dos participantes, que expressaram maior interesse e entendimento sobre os temas apresentados.

EVENTOS 

Image-place-SQ.png
Image-place-holder.jpg

SNEF

O XXV Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF) aconteceu no Centro de Referência em Caruaru-PE, e foi organizado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF). Este evento, para quem está interessado em aprender e compartilhar, é uma ótima oportunidade de conhecer novas pessoas e descobrir coisas novas, e de se sentir parte de um grupo científico interessante. Nessa situação, nos dias 8 a 10 de novembro de 2023,os pibidianos Dyego Feijó, Franciellen Lima e Isaías Leal tiveram a oportunidade de mostrar os projetos que realizaram no PIBID durante o Simpósio. Intitulados de  : 

  1. “Cabo de guerra eletrostático: uma alternativa lúdica ao ensino de física”

  2. "A ludicidade no ensino de física: O brinquedo como recurso instrucional"

  3. “Explorando a utilização de brinquedos nas aulas de física como um meio para melhorar a aprendizagem “

Os trabalhos apresentados evidenciaram a importância da abordagem lúdica no processo de ensino e aprendizagem da física, contribuindo para uma educação mais dinâmica e participativa.

II Seminário de PIBID e PRP - UFCG.

Nos dias 20, 21 e 23 de maio, o grupo de física do PIBID da UFCG participou de forma remota e presencial do II Seminário PIBID-PRP-UFCG no Centro de Formação de Professores em Cajazeiras–PB. A dedicação e o trabalho árduo dos bolsistas ficaram evidentes ao longo do seminário. Suas apresentações foram de grande qualidade, indicando seu compromisso com a excelência acadêmica e a melhoria contínua das práticas de ensino. A presença ativa do grupo neste evento é um sinal claro do seu envolvimento na melhoria da qualidade do ensino de física. As contribuições dos bolsistas refletem não apenas seus esforços individuais, mas também suas capacidades coletivas de colaboração e inovação no contexto do PIBID. Participar de tais eventos é verdadeiramente enriquecedor, pois proporciona uma oportunidade de compartilhar conhecimentos, trocar experiências e se conectar com outros profissionais e pesquisadores nessa área. A presença do Grupo PIBID de Física enriqueceu certamente as discussões durante este evento, levando a uma aquisição avançada de conhecimentos e ao desenvolvimento da prática pedagógica em Física. Nessa ocasião, o PIBID de Física da UFCG - Campus I apresentou os trabalhos intitulados de:

  1. “Explorando o efeito estufa: uma abordagem experimental para o ensino de física”

  2. “Física e meio ambiente: Estudo da interação terra-lua numa perspectiva descolonizadora”

  3. “Uso comparativo de diferentes metodologias ativas para o ensino de física”

  4. “Abordando a participação feminina na ciência a partir de uma tecnologia digital”

  5. “O potencial dos kits de robótica para o ensino de física” 

 

EPEF2.png
Image-place-holder (1).png
Image-place-holder (1).png
Image-place-holder (1).png
bottom of page